Links de Acesso

Japão: Equipas de socorro multiplicam esforços depois de 2 terramotos


No Japão, equipas de socorro, lutando contra as más condições atmosféricas, continuam a tentar salvar pelo menos uma centena de pessoas que se encontram soterradas nos escombros de edifícios depois de dois terramotos em outros quantos dias.

Dezenas de milhares de polícias, paramédicos, bombeiros e elementos da forças de defesa estão envolvidos nestes esforços dificultados por ventos fortes e chuva.

De acordo com a imprensa japonesa, os dois sismos fizeram pelo menos 41 mortos e causaram 2 mil feridos.

O Instituto de Meteorologia e Geofísica japonês afirmou que o sismo de hoje atingiu o grau 7 da escala de Richter com uma réplica de 5,4.

O primeiro-ministro nipónico, Shinzo Abe, expressou a sua preocupação pelas más condições atmosféricas que estão a prejudicar as operações de socorro na ilha de Kyushu, a mais atingida pelos sismos.

PAPA FRANCISCO LEVA FAMÍLIAS SÍRIAS PARA ROMA

Três famílias muçulmanas, provenientes da Síria, viajaram no avião do Papa Francisco de regresso a Roma, depois da sua visita hoje à ilha grega de Lesbos.

As três famílias muçulmanas, oriundas da Síria, viajaram no avião do Papa Francisco, que este sábado visitou um campo de refugiados naquela ilha.

O Papa quis fazer um gesto de acolhimento em relação aos refugiados, levando até Roma no seu avião três famílias de refugiados da Síria, no total 12 pessoas, disse o porta-voz do Vaticano.

O acolhimento das três famílias ficará a cargo do Vaticano.

GOVERNO AFEGÃO NEGOCEIA REGRESSO DE EMIGRANTES

O governo afegão está a finalizar acordos com a União Europeia para o retorno de refugiados afegãos actualmente na Grécia.

Entidades oficiais afegãs disseram à VOA que o governo de Cabul procurará obter apoio da União Europeia, incluindo apoio financeiro para lidar com essa questão.

Milhares de refugiados afegãos encontram-se na Grécia para onde se dirigiram procurando entrar na Europa.

No entanto no âmbito de um acordo recentemente firmado entre a União Europeia e a Turquia, todos os imigrantes chegados recentemente à Grécia serão devolvidos aquele último país.

SECRETÁRIO AMERICANO DA DEFESA NO ABU DHABI

O secretário da defesa americano, Ash Carter, está em Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos, num périplo pelo Médio Oriente destinado a incrementar a luta contra grupo Estado Islâmico.

Carter deslocou-se á base aérea de Al-Dhafra, uma base usada pela coligação liderada pelos Estados Unidos para desencadear ataques aéreos contra os militantes do Estado islâmico e também para voos de reconhecimento.

Este périplo de Carter inclui também conversações com os ministros da defesa do Conselho de Cooperação do Golfo na capital da Arábia Saudita.

TELEVISÃO ALEMÃ VAI DEFENDER COMEDIANTE PROCESSADO POR PRESIDENTE TURCO

Uma estação de televisão alemã disse que o comediante Jan Boehmermann tem todo o seu apoio no processo legal que lhe foi movido depois da sua sátira do presidente turco, Recep Erdogan.

O presidente da televisão ZDF, fez hoje essa declaração um dia depois da chanceler alemã, Angela Merkel, ter anunciado que o governo alemão tinha aceite um pedido turco para a abertura de um processo contra o comediante.

Acrescentou que aquela estação apoiará o comediante a todos os níveis legais na sua disputa contra Erdogan.

XS
SM
MD
LG