Links de Acesso

Israelitas vão a votos em "referendo" a Benjamin Netanyahu


Benny Gantz desafia actual primeiro-ministro

Os israelitas escolham nesta terça-feira, 9, os seus deputados e o primeiro-ministro, numa eleição em que mais de 6,3 milhões de eleitores participam no que os observadores políticos consideram ser um referendo ao primeiro-ministro.

Benjamin Netanyahu concorre a um quarto mandato consecutivo e quinto no geral, incluindo o período em que esteve no poder nos anos1990.

Caso confirme mais uma vitória, ele garante um lugar na história como o primeiro-ministro a passar mais tempo no cargo, superando o fundador de Israel, David Ben-Gurion.

Eleições em Israel são referendo a Netanyahu
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:40 0:00

Entretanto, ele enfrenta uma forte oposição do seu antigo chefe do Estado-Maior do Exército, Benny Gantz, cujo novo partido Azul e Branco quer a liderança do Governo.

A campanha eleitoral de três meses concentrou-se muito mais nas pessoas do que em temas.

Netanyahu tentou retratar o seu oponente como fraco e inexperiente, enquanto Gantz, por sua vez, tentou capitalizar uma série de investigações de corrupção contra o premeiro-ministro, que é acusado de suborno e violação de confiança pela Procuradoria-Geral da República.

Entretanto, Netanyahu exibe os seus êxitos diplomáticos, a sua imagem de garanteda segurança de um país diante de múltiplas ameaças e o crescimento economico.

As pesquisas preveem uma corrida acirrada contra o general Benny Gantz, mas em Israel muito dificilmente o mais votado garante a chefia do Governo.

Assegurar uma forte e duradoura coligação é o desafio principal de Netanyahu e Gantz.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG