Links de Acesso

Israel-Hamas: Cessar-fogo entra em vigor


O acordo foi anunciado no Cairo pela secretária de estado americana Hillary Clinton

Acaba de entrar em vigor um acordo de cessar-fogo entre Israel e o movimento palestiniano Hamas na Faixa de Gaza.

O acordo surge na sequência da vaga de contactos diplomáticos para tréguas neste conflito que já causou a morte de mais de 140 palestinianos e de 5 israelitas.

O acordo foi anunciado no Cairo pela secretária de estado americana Hillary Clinton e pelo chefe da diplomacia egípcio Mohammed Kamel Amr, na sequência do seu encontro com o presidente egípcio Mohamed Morsi e depois de reuniões com as autoridades israelitas e com o governo palestiniano.

Clinton deslocou-se à capital egípcia para conversações com o presidente Mohamed Morsi depois de uma reunião com entidades oficiais palestinianas na cidade de Ramallah na margem ocidental do rio Jordão e com responsáveis israelitas em Jerusalém.

O cessar-fogo foi alcançado apesar do atentado bombista de hoje contra um autocarro na cidade israelita de Telavive que causou ferimentos em pelo menos 24 pessoas. A polícia diz que um pacote deixado no veículo causou a explosão.

A secretária de estado americana condenou com veemência o ataque contra o autocarro em Telavive considerando-o como “um acto terrorista”.
XS
SM
MD
LG