Links de Acesso

Irmão de homem-bomba de Bruxelas vai participar nos Jogos Olímpicos do Rio


Mourad Laachraoui, Belgian Taekwondo athlete and brother of Najim Laachaoui, Europe champion
Mourad Laachraoui, Belgian Taekwondo athlete and brother of Najim Laachaoui, Europe champion

"Você não escolhe a sua família", afirmou Mourad.

Mourad Laachraoui, o irmão de um dos envolvidos no ataque suicida no aeroporto de Bruxelas, ganhou medalha de ouro no campeonato europeu de taekwondo e agora vai representar a Bélgicanos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Najim, de 24 anos, irmão mais velho de Mourad, foi um dos dois suicidas que participou do ataque a bomba no aeroporto de Bruxelas, no dia 22 de Março. Os ataques, incluindo um outro realizado no metro da cidade, deixaram 32 pessoas mortas.

Mourad, com 21 anos, está entre a equipa da Bélgica de 185 atletas que devem participar dos Jogos do Rio, que começam dia 5 de Agosto, onde ele vai competir na categoria de até 58 quilos.

Na sexta-feira, 20 de Maio, Mourad conquistou medalha de ouro na categoria até 54 quilos em Montreux, na Suíça.

Em entrevista colectiva dois dias depois dos ataques, Mourad afirmou que o seu irmão era "legal", "inteligente" e não mostrava sinais de radicalismo antes de viajar para a Síria em 2013, quando também rompeu com qualquer contacto com a família.

Um combatente veterano na Síria e com treinamento em eletromecânica, Najim também é suspeito de ter fabricado os cintos explosivos usados nos ataques de Paris, que deixaram 130 mortos.

"É maluco, realmente, os mesmos pais, a mesma criação e um se torna muito bom e o outro realmente ruim", disse em março o advogado do atleta, Philippe Culot.

"Você não escolhe a sua família", afirmou Mourad.

Reuters
XS
SM
MD
LG