Links de Acesso

Irma movimenta-se pela costa ocidental da Florida


Furacão desvia-se de Miami para atingir cidades que há cerca de 100 anos não sofreram tempestades

O furacão Irma está a movimentar-se ao longo da costa ocidental da Flórida não atingindo a cidade de Miami com toda a sua força como tinha sido previsto.

O furação atingiu hoje as ilhas Key na Flórida com ventos poderosos e chuva causando destruição através das frágeis ilhas das Caraíbas.

O furacão, de categoria quatro ganhou intensidade quando passou pelas quentes águas do Estreito da Flórida com ventos de 215 quilómetros por hora.

Espera-se que a tempestade se movimente agora ao longo da costa ocidental da Flórida causando devastação em cidades e zonas que há cerca de 100 anos não são atingidas por uma tempestade.

O furacão deverá atingir as cidades de São Petersburgo, Naples, Fort Myers e Tampa.

Os ventos do Irma alastram-se por uma área de 130 quilómetros do olho do furcão e registam-se tempestades em zonas até 350 quilómetros.

Em Miami que não foi directamente atingida pelo furacão registaram-se ventos de 160 quilómetros por hora e zonas da cidade estão inundadas

Mais de um milhão de residências e empresas estão já sem electricidade e o governador da Flórida Rick Scott disse estar profundamente preocupado com a situação na costa ocidental do seu estado.

As autoridades dizem que zonas normalmente secas dessa parte da Florida poderão ser inundadas pela subida das águas do mar devido á tempestade.

O presidente Donald Trump tem estado em contacto com governadores e autoridades locais das zonas afectadas e que poderão ser atingidas pela tempestade.

O departamento de defesa enviou três navios da marinha, duas dezenas de aviões e centenas de fuzileiros navais para ajudarem nas operações de ajuda em Porto Rico e nas Ilhas Virgens americanas.

Pelo menos 25 pessoas morreram desde que o furacão atingiu a zonas começando na ilha de Barbuda em que segundo primeiro-ministro cerca de 95% dos edifícios foram danificados ou destruídos

XS
SM
MD
LG