Links de Acesso

Irmã de Kin Jong-un visita a Coreia do Sul


Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano
Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano

É a primeira visita de um membro da "dinastia" norte-coreano ao Sul

A irmã do Presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-un, viajará com a delegação de alto nível do Governo que visitará a Coreia do Sul entre os dias 9 e 11 deste mês por causa dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang.

Kim Yo-jong acompanhará o presidente do cerimonial do país, Kim Yong-nam, que é o oficial norte-coreano do mais alto escalão a visitar o país vizinho.

Esta visita já considerada histórica de Kim Yo-jong, que é vice-diretora do Departamento de Propaganda e Agitação do Partido Único, seria a primeira viagem de um membro da dinastia Kim à Coreia do Sul.

Junto a Kim Yo-jong e Kim Yong-nam viajarão outros 20 funcionários norte-coreanos, entre os que destacam outros oficiais como Choe Hwi, presidente do Comité Nacional de Planeamento Desportivo, e Ri Son-gwon, que lidera o órgão que administra as relações inter-coreanas.

Ainda é desconhecido o papel da irmã de Kim Jong-un durante a visita, ainda que Seul já tenha admitido que o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, poderia propor um encontro bilateral com o presidente honorário norte-coreano.

Se acontecer, será a primeira reunião inter-coreana do mais alto escalão realizada em território sul-coreano.

Seul acredita que a participação norte-coreana em PyeongChang pode ajudar a reduzir a tensão regional e facilitar uma aproximação entre o regime e os Estados Unidos, que estarão representados nos Jogos pelo vice-presidente, Mike Pence.

XS
SM
MD
LG