Links de Acesso

Irão e Turquia ajudam Qatar

  • Redacção VOA

Manifestação em Istanbul a favor de Qatar

Bloqueio saudita provoca receios de falta de alimentos. Istanbul exige levantamento do bloqueio

O Irão enviou pelo menos quatro aviões de carga com alimentos para o Qatar depois dos principais fornecedores deste país terem cortado relações com este país altamente dependente de importações.

Um porta-voz das linhas aéreas do Irão disse que mais aviões com carga serão enviados para o Qatar.

A Turquia disse também que vai enviar alimentos para o Qatar enquanto aumentam os receios de falta de alimentos depois da Arábia Saudita ter encerrado a única fronteira terrestre do Qatar através da qual é feita a maior parte da importação de alimentos.

A Arábia Saudita, os Emiratos Arábes Unidos, o Bahrain e o Egipto cortaram relações com o Qatar na semana passada acusando esta nação de apoiar militantes islâmicos e o Irão, alegação que o Qatar disse não terem fundamento.

O presidente americano Donald Trump também criticou o Qatar.

O secretário de estado americano Rex Tillerson manteve ontem contacto com o ministro dos negócios estrangeiros turcos Mevlut Cavusoglu para discutir a disputa entre o Qatar e os seus vizinhos.

Tillerson apelou aos países vizinhos para aliviarem o bloqueio que segundo disse poderá ter consequências humanitárias não previstas.

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse que o bloqueio deve ser “levantado totalmente”

O Qatar contractou entretanto uma companhia do antigo Procurador-Geral americano John Ashcroft para fazer uma auditoria às alegações de que apoia o terrorismo.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG