Links de Acesso

Irão diz que a proposta europeia de escoltar petroleiros é 'hostil', 'provocante'


Barco da Guarda Iraniana junto ao petroleiro Stena Impero, 21 de Julho, 2019.
Barco da Guarda Iraniana junto ao petroleiro Stena Impero, 21 de Julho, 2019.

"Hostil" e "provocativo" é como o Irão rotulou uma proposta de criação de uma coligação europeia para escoltar os petroleiros pelo Golfo Pérsico.

"Ouvimos dizer que eles pretendem enviar uma frota europeia ao Golfo Pérsico, que carrega uma mensagem hostil, é provocativa e aumentará as tensões", disse o porta-voz do governo, Ali Rabiei, no domingo, citado pela imprensa estatal.

As tensões aumentaram à medida que o Irão se torna cada vez mais agressivo no Estreito de Ormuz, uma via marítima importante que passa pelas águas territoriais iranianas.

No início deste mês, comandos da Guarda Revolucionária Iraniana usando helicópteros e vários barcos assumiram o controlo de um petroleiro de bandeira britânica, o Stena Impero, em trânsito no estreito.

O secretário de Relações Exteriores britânico, Jeremy Hunt, classificou as acções de Teerão como um "acto de pirataria estatal" e disse que a Grã-Bretanha está empenhada em criar uma missão naval liderada pela Europa para proteger os navios que tentam navegar pelo estreito.

Nas últimas semanas, os Estados Unidos propuseram a construção e liderança de uma coligação naval semelhante.

XS
SM
MD
LG