Links de Acesso

Brasil prepara investimento em porto cubano


Porto de Cuba
Porto de Cuba

Notícias indicam novo investimento com fundos públicos do Brasil em Cuba.

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:53 0:00
Faça o Download

Parte da população não gostou de tal investimento, visto que a infra-estrutura no Brasil ainda não suporta a demanda de produtos exportados pelo país. Como prova disto, no ano de 2013 o país deixou de exportar para China por atrasos na carga e descarga dos portos.

Segundo o Gazeta do Povo, a Sunrise, maior comercializadora chinesa de soja, anunciou que irá cancelar a compra de quase dois milhões de toneladas do produto devido ao atraso provocado pela falta de infra-estruturas no Brasil.

O presidente da Aprosoja (Associação Brasileira de Produtores de Soja) Gabriel Silveira dos Santos disse que a China compra 60% da soja exportada pelo país e os danos gerados pelo gargalo logístico estao fazendo o Brasil perder credibilidade.

Enquanto isto, os compradores chineses afirmaram que os entraves farão com que troquem a soja do Brasil pela dos Estados Unidos.

Porém, será que realmente todo mundo está sabendo bem sobre este investimento?

A verdade é que muitas pessoas não tem conhecimento de todo este plano.

O professor Diego Pautasso da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), explica que o investimento é do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), um fundo criado pelo governo para emprestar dinheiro para empreendimentos que visem o desenvolvimento nacional com financiamentos de longo prazo com taxas de juros menores do que as oferecidas no mercado.

Claro, o fundo realmente tem dinheiro público, porém o governo não sai perdendo, pois a partir dos investimentos feitos, receberá o dinheiro de volta por via de empréstimo.

O professor explica que, neste caso, a empresa Odebrecht foi quem requisitou o dinheiro para construir tal porto e não o governo, porém as pessoas insistem em dizer que o governo deveria, primeiramente, investir nos próprios portos.

Ele diz que os dois lados tem razão e por isso mesmo o governo resolveu abrir a concessão em cerca de 10 terminais para ajudar no escoamento de toda a mercadoria exportada.

Mesmo com protestos da população, o governo não foi contra tal investimento, pois acredita que este porto ajudará muito as empresas brasileiras a fomentar as exportações para os países das Caraíbas, visto que elas irão se instalar na região próxima ao porto para aproveitar a mão de obra qualificada e os incentivos fiscais.

Sendo assim, esta seria uma estratégia adoptada pelo Brasil para comercializar mais com o resto da América, como os países das Caraíbas e Estados Unidos.

Muitas pessoas se perguntaram, por que investir em Cuba?

O governo optou por este local devido ao isolamento de Havana, ou seja, não há muita concorrência com países mais preparados do que o Brasil. Sem ameaças no curto prazo para o Brasil, o país pretende conquistar parte do mercado da região.

Ainda não se sabe ao certo quais as empresas brasileiras que irão construir suas indústrias na região, porém pode-se notar uma tendência de indústrias de alta tecnologia, o que aproveitaria a eficiência da mão de obra dos cubanos.

Uma das grandes opções pode ser o sector farmacêutico, área em que o Brasil necessita desenvolver mais.

A analista Daniela Castro, do Canal Rural do Brasil, afirma que a tendência é de que seja um porto estratégico para futuras exportações para os Estados Unidos e para América do Norte e Central como um todo.

Porém, ela acredita que o governo brasileiro ainda necessita melhorar os seus próprios portos para exportar produtos brasileiros para outros lugares, e assim como meios de transporte como rodovias, que ainda não são ideais para o escoamento de tantas cargas, mesmo sendo este último responsável por mais de 60% dos meios de transporte no país.

Ainda, conforme a analista, o governo deveria fazer mais pesquisas antes de começar os projectos e investir visando o longo prazo, pois muitas vezes as obras começam sem planejamento.

Portanto, a construção do porto em Cuba deve ser analisada a fundo.
XS
SM
MD
LG