Links de Acesso

Índice de Transparência Linaburg-Maduell mantém nota positiva de Fundo Soberano de Angola


José Filomeno dos Santos, presidente do Fundo Soberano de Angola
José Filomeno dos Santos, presidente do Fundo Soberano de Angola

FSDEA mantém oito pontos em dez, desde 2015

A mais recente avaliação do Índice de Transparência de Linaburg-Maduell manteve a cotação elevada do Fundo Soberano de Angola (FSDEA), para o segundo trimestre 2017, estando em 27º lugar num grupo de 53 fundos soberanos.

Segundo comunicado enviado às redações, o FSDEA concluiu em 2016 o processo de transição das normas contabilísticas nacionais das instituições financeiras (CONTIF) para as Normas Internacionais de Relato Financeiro (IFRS). Este feito torna o Fundo Soberano de Angola a primeira instituição angolana a apresentar demonstrações financeiras de acordo com as regras dos mercados financeiros e de capitais internacionais.

O FSDA considera positiva a avaliação do Índice de Transparência de Linaburg-Maduell e de acordo com Hugo Gonçalves, membro do conselho de administração do Fundo Soberano de Angola: "A avaliação positiva do FSDEA pelo SWFI é um testemunho do nosso compromisso com os padrões mais elevados de relato financeiro a nível mundial. Esta cotação reflecte o bom entendimento que os analistas internacionais e grandes investidores institucionais têm sobre a estratégia de actuação e investimento doméstico, regional e internacional do Fundo Soberano de Angola."

O Índice de Transparência Linaburg-Maduell foi criado por Carl Linaburg e Michael Maduell para o Instituto de Fundos Soberanos (SWFI) em 2008. É um método de classificação reconhecido internacionalmente, que avalia periodicamente o grau de transparência dos fundos soberanos. A examinação baseia-se em dez critérios, que incluem a divulgação do objectivo estratégico de cada fundo soberano, a origem do seu capital, os mecanismos de supervisão regulatória, a imparcialidade da auditoria das suas demonstrações financeiras, a adopção de normas de conduta ética, a estratégia e localização dos seus investimentos e a remuneração dos seus gestores.

Índice de Transparência Linaburg Maduell - avaliação do segundo trimestre de 2017
Índice de Transparência Linaburg Maduell - avaliação do segundo trimestre de 2017

XS
SM
MD
LG