Links de Acesso

Imigrantes moçambicanos ilegais na África do Sul podem ter documentos


Imigrantes moçambicanos ilegais na África do Sul tratam dos documentos
Imigrantes moçambicanos ilegais na África do Sul tratam dos documentos

A maioria dos mais de 10 mil moçambicanos nas províncias sul-africanas do Cabo Ocidental, Oriental e do Norte vive ilegalmente e sem qualquer documento do seu pais de origem. A Direcção Nacional de Identificação Civil vai enviar este mês de Março equipas multissectoriais à cidade do Cabo para a documentação dos imigrantes.

O governo moçambicano tem enviado regularmente equipas multissectoriais para a documentação dos cidadãos moçambicanos na diáspora. A falta de documentos nacionais é a maior preocupação dos imigrantes moçambicanos na África do Sul.

Imigrantes moçambicanos ilegais na África do Sul podem ter documentos
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:22 0:00

Os consulados moçambicanos nas cidades do Cabo, Durban, Joanesburgo, Nelspruit e Pretoria não emitem bilhetes de identidade, mas fazem registo de nascimento de crianças. A falta de capacidade técnica para a emissão de bilhetes de identidade ou passaportes nos consulados acarreta elevados custos para o governo central com o envio regular de equipas de recolha de dados para a emissão de documentos nacionais.

Entretanto, a emissão de documentos nacionais para os imigrantes moçambicanos na África do Sul não legaliza a situação de imigrantes ilegais ou seja sem documentos de residência permanente ou de trabalho emitidos pelas autoridades sul-africanas.

XS
SM
MD
LG