Links de Acesso

Holanda: Rei Willem-Alexander diz que pode parar de usar carruagem que celebra passado colonial


Rei Willem-Alexander
Rei Willem-Alexander

O rei holandês Willem-Alexander disse que pode parar de usar uma carruagem cerimonial puxada por cavalo, com imagens que comemoram o antigo domínio da Holanda sobre colônias.

A afirmação de sexta-feira, 17, surge na sequencia de aumento nas críticas à “carruagem de ouro”, reporta a Reuters.

A carruagem dourada foi construída em 1898 e é decorada de um lado com um painel chamado “Tributo das Colônias”, que mostra indivíduos negros e asiáticos trazendo oferendas a uma mulher branca a um trono representando a Holanda.

Rei Willem-Alexander e Rainha Maxima, descem da carruagem em referência, em Haia, 2014.
Rei Willem-Alexander e Rainha Maxima, descem da carruagem em referência, em Haia, 2014.

O primeiro-ministro, Mark Rutte, disse em junho que estava ciente de que a carruagem, em restauração desde 2015, “evoca emoções”, mas acrescentou: “tudo faz parte da nossa história”.

A carruagem, juntamente com as estátuas de heróis navais da era dourada do país no século 17, tornou-se tema de debate após os protestos do movimento Black Lives Matter (vidas negras importam).

Movimento BLM vive em arte no Harlem, em Nova Iorque
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:31 0:00

“Estamos a acompanhar a discussão, estou a ouvir”, disse o rei Willem-Alexander durante a reunião anual com a imprensa, na qual membros da família real posam para fotos.

“Enquanto houver discriminação implícita e explícita na Holanda, devemos enfrentar isso como sociedade”, acrescentou.

A carruagem tradicionalmente transporta o rei para o Parlamento todo mês de setembro, mas não deve voltar ao serviço até 2021.

O rei disse que não haveria nenhum movimento para mudar as decorações durante o reparo. “Faz parte da nossa herança cultural, então não vamos reescrever a história com a restauração”, disse ele. “Depois que a restauração estiver concluída, veremos”.

XS
SM
MD
LG