Oito anos depois de ter aceite abandonar a sua candidatura à Casa Branca a favor de Barack Obama, a antiga secretária de Estado e ex-senadora Hillary Clinton escreveu nesta terça-feira, 7, um novo capítulo na história dos Estados Unidos, ao ser a primeira mulher a conseguir a indicação por parte de um dos dois maiores partidos americanos à Presidência.
"Graças a vocês, nós alcançamos um marco. A primeira vez na história da nossa nação que uma mulher será nomeada por um grande partido", disse Clinton ao se dirigir aos seus apoaintes em Brooklyn, Nova Iorque, a quem ela disse pertencer a vitória.
“A História foi feita", escreveu antes a antiga primeira-dama no Twitter, enquanto a sua campanha mandava e-mails a apoiantes a confirmar a vitória.
"Hoje, podemos dizer com orgulho que, nos EUA, não há barreira tão grande e nem tecto tão alto para atingir", dizia uma das mensagens.
No seu discurso, Hillary felicitou o seu opositor Bernie Sanders pela "campanha extraordinária".
“Ele empolgou milhões de eleitores, especialmente jovens, com a sua história de valores progressistas. A campanha dele e os debates vigorosos foram importantes. Foi uma batalha profunda, mas temos que trabalhar por um país melhor, independente de em quem cada um votou”, disse Hillary Clinton.
A antiga secretária de Estado deve ser confirmada na Convenção do Partido Democrata que se realiza em Julho em Filadélfia.