Links de Acesso

Harvey pode ter deixado prejuízos de 51 mil milhões a 75 mil milhões de dólares.

  • Redacção VOA

Crise total em Houston

Há registo de 25 mortos e 32 mil pessoas em abrigos

A tempestade tropical Harvey atingiu fortemente o sudeste do Texas e o Estado de Louisiana nesta quarta-feira, 30, levando mais pessoas a fugirem para abrigos após atingir Houston, o polo energético dos EUA, com chuvas recordes e inundações que mataram pelo menos 25 pessoas e afastaram dezenas de milhares de suas casas.

A tempestade forçou a ida de 32 mil pessoas para abrigos desde que atingiu o solo na sexta-feira, próximo a Corpus Christi, Texas, como o furacão mais poderoso a atingir o Texas em mais de 50 anos.

Nesta quarta-feira, o furacão passou a inundar uma faixa de costa de Port Arthur, Texas, a Lake Charles, Louisiana.

Entre as mortes mais recentes houve relato de duas pessoas que se afogaram enquanto dirigiam por águas altas perto de Simonton, no Texas, a 40 quilómetros a oeste de Houston, disse o major Chad Norvell, da polícia do condado de Fort Bend, no Twitter.

A previsão é que o Harvey descarregue outros 7,5 a 15 centímetros de chuva nas próximas horas.

As enchentes fecharam a maior refinaria de petróleo do país, em Port Arthur, no golpe mais recente à infraestrutura energética americana, que interrompeu fornecimentos globais de combustível e fez com que preços da gasolina subissem.

A Moody’s Analytics estima que o custo económico de Harvey para o sudeste do Texas seja de 51 mil milhões a 75 mil milhões de dólares.

“O pior ainda não terminou para o sudeste do Texas no que diz respeito à chuva”, disse o governador Greg Abbott, se referindo à área que inclui Beaumont e Port Arthur.

Autoridades do Texas disseram que cerca de 49 mil casas sofreram danos por enchentes, com mais de mil destruídas.

Cerca de 195 mil pessoas deram início ao processo de procurar ajuda federal, informou a Agência Federal de Administração de Emergência.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG