Links de Acesso

Guterres aponta "Juventude 2030"


António Guterres

Nova estratégia do secretário-geral das Nações Unidas visa quase um terço da população mundial

O secretário-geral da ONU, António Guterres, lançou um programa destinado a reforçar o papel dos jovens, que representam quase um terço da população mundial.

“Juventude 2030”, assim se denomina a estratégia, vai trabalhar na defesa dos direitos humanos, enquanto a inicativa “Geração Sem Limite” vai envolver parceiros públicos e privados.

O lançamento foi feito por Guterres na segunda-feira, 24, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, tendo, na altura, alertado que “mais de um quinto dos jovens não trabalha, não estuda, neo tem formação” e “pelo menos um em cada quatro jovens é afectado por violência ou conflito armado.”

A nova estratégia procura fortalecer e aumentar os compromissos a nível global, regional e nacional para atender às necessidades dos jovens, concretizar os seus direitos e reconhecer os seus contributos como agentes de mudança.

A ideia é promover oportunidades aos jovens para participarem mais nas decisões que podem determinar o curso de suas vidas.

O secretário-geral da ONU enfatizou a necessidade de envolver os jovens para que eles possam contribuir de forma mais significativa para o trabalho das Nações Unidas e para garantir que a ONU possa se beneficiar dos seus pontos de vista e ideias.

A enviada do secretário-geral para a juventude, Jayathma Wickramanayake, por sua vez, considera que este dia “marca o início de uma redefinição e reorientação do compromisso do sistema das Nações Unidas para garantir que os jovens não sejam apenas ouvidos, mas compreendidos, não apenas envolvidos, mas empoderados”, ou seja, que passem também a liderar os esforços globais, regionais e nacionais para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento .

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG