Links de Acesso

Guineenses em Cabo Verde criticam visita de Presidente português a Bissau


Conferência de imprensa da Associação de Guineenses Residentes em Cabo Verde, Praia, 14 de Maio de 2021

Associação diz que visita de Marcelo Rebelo de Sousa legitima um regime "que viola a Constituição e não respeita as liberdades e os direitos humanos”

Um grupo de cidadãos da Guiné Bissau residentes em Cabo Verde considera que a visita do Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, a Bissau na próxima semana afigura-se como a legitimação de um regime "que viola a Constituição e não respeita as liberdades e os direitos humanos”.

Esta afirmação foi feita pelo membro da Associação dos Guineenses Residentes em Cabo Verde Simão Monteiro Nancasi, numa conferência de imprensa nesta sexta-feira, 14, na cidade da Praia.

Guineenses em Cabo Verde criticam visita de Presidente português a Bissau
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:55 0:00

“Sendo Portugal um Estado democrático e membro da União europeia, os cidadãos guineenses entendem que não fica bem a altos dirigentes desse país legitimar governantes que atropelam a democracia, espancam cidadãos e praticam prisões arbitrárias", sustentou Nancasi, para quem esses são "lesivos para a imagem da Guiné Bissau”.

Aquele líder associativo estendeu também essa recomendação aos países africanos de língua portuguesa.

"Entendemos que os líderes dos palops e principalmente de Portugal,que devia ser um dos observadores e defensores do regime democrático, não deviam ter incitativas de realizar visitas ao nosso país, sob pena de estarem a pactuar com os atropelospraticados pelo actual regime", reforçou Nancasi, quem também apelou os guineenses no país e na diáspora “a se manterem firmes na defesa dos valores sagrados do Estado de Direito e democrático.

Também hoje, em Lisboa, dezenas de guineenses manifestaram-se em frente ao Palácio de Belém contra a visita de Rebelo de Sousa que recebeu os organizadores do protesto.

O Presidente português chega domingo a Cabo Verde e na terça-feira, 18, deve desembarcar em Bissau, regressando no dia seguinte a Lisboa.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG