Links de Acesso

Guiné-Bissau: CNE garante a realização de “Legislativas” este ano


Cidade de Bissau, por altura das Eleições Gerais de 13 de Abril de 2014.
Cidade de Bissau, por altura das Eleições Gerais de 13 de Abril de 2014.

Mas alguns defendem a eleição antes de um novo presidente da CNE, uma vez que o órgão está, há muito tempo, sem liderança .

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau garante condições técnicas para organizar o escrutínio legislativo em maio próximo, de acordo com o calendário leitoral.

Guiné-Bissau: CNE garante a realização de “Legislativas” este ano
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:35 0:00

A garantia foi dada pelo Secretário Executivo da CNE, José Pedro Sambú, depois de ter apresentado, ontem, ao presidente da república o respectivo cronograma.

A maioria dos partidos políticos aceita o cronograma apresentado pela CNE ao Chefe de Estado, José Mário Vaz, e ao presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá.

“A realização das eleições em 2018, em Maio, constitui um imperativo legal e constitucional, que o povo e a classe política não podem e não deve contornar. A lei e a Constituição, nos obriga a esta realidade”, disse José Paulo é o líder do Movimento Patriótico:

Mas alguns defendem, como primeiro passo, a eleição de um novo presidente da CNE, uma vez que o órgão está, há muito tempo, sem liderança depois da partida de Augusto Mendes para um posto internacional.

Este argumento, disse José Paulo, carece de substância: “ É uma falácia, porque temos alguém que, interinamente, está a substituir o presidente da CNE, legalmente, o que está prevista na lei. Agora, dano seria continuar um parlamento e um governo caducos, já que a legislatura termina em este ano”.

Ainda na perspectiva do calendário eleitoral, o presidente da República, José Mário Vaz, esteve reunido hoje,4, com os responsáveis do Gabinete de Apoio Técnico ao Processo Eleitoral, encarregue de recenseamento e actualização de cadernos eleitorais, que afirmou não ter condições operacionais para assumir o processo.

XS
SM
MD
LG