Links de Acesso

Guiné-Bissau: Eleiçōes antecipadas marcadas para 4 Junho 2023


Guiné-Bissau - CNE
Guiné-Bissau - CNE

Presidente da República marcou a nova data hoje, enquanto continua o impasse em torno da Comissão Nacional de Eleições

O Presidente da República da Guiné-Bissau marcou as eleições legislativas antecipadas para 4 de Junho de 2023.

Num decreto publicado nesta sexta-feira, 16, Úmaro Sissoco Embaló marcou a data "após a audição do Governo, dos Partidos Políticos e da Comissão Nacional das Eleições".

A decisão do Presidente acontece enquanto mantém-se o impasse sobre a situação da Comissão Nacional de Eleições (CNE), cujo mandato expirou a 30 de Abril.

O Movimento para a Alternância Democrática (Madem G-15), a Assembleia do Povo Unido-Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) e o Partido da Nova Democracia (PND) defendem que a actual CNE pode realizar as eleições, mas, em posição contrária, o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), o Partido da Renovação Social (PRS) e a União para a Mudança (UM) consideram que o órgão está numa situação de ilegalidade que deve ser sanada.

O presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, pediu esta semana aos partidos que resolvem esse impasse.

Sissoco Embaló dissolveu o Parlamento a 16 de Maio e marcou eleições legislativas antecipadas para o próximo domingo, 18, mas tanto o Governo como os partidos políticos pediram o adiamento da votação, devido à falta de recenseamento e de recursos financeiros.

O recenseamento eleitoral arrancou apenas no passado dia 10.

Fórum

XS
SM
MD
LG