Links de Acesso

BISSAU: A etnicisação política aumenta durante os  processos eleitorais 


Nesta imagem de arquivo, cidade de Bissau por altura das Eleições Gerais de 13 de Abril de 2014
Nesta imagem de arquivo, cidade de Bissau por altura das Eleições Gerais de 13 de Abril de 2014

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) diz que a etnicisação política aumenta durante os processos eleitorais na África ocidental, onde fica a Guiné Bissau.

“As tendências recentes incluem a etnicisação política, correspondentes a criação partidárias etnocêntricas que aprofundam as divisões políticas e gerem a desconfiança e falta de coesão social entre actores políticos”, disse Tjark Engenhoff, representante do PNUD em Bissau.

Falando na Conferência de Alto Nível sobre a Prevenção da Violência Eleitoral na África Ocidental, Engenhoff disse que essa tendência preocupante requer “a reflexão e consensos políticos”.

BISSAU: A etnicisação política aumenta durante os  processos eleitorais 
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:42 0:00

De acordo com o representante de PNUD, “essas tendências negativas são agravadas durante os períodos eleitorais, principalmente quando os actores políticos e seus apoiantes recorrem à linguagem inflamatória, discursos divisionistas e estratégias deliberadas de intimidação eleitoral”.

Sumaila Djaló, professor e activista cívico, diz que “a crescente divisão entre guineenses e polarização da opinião pública advém também das consequências dessa instrumentalização étnica por parte dos sectores políticos identificados”.

Para a Ministra dos Negócios Estrangeiros, Suzy Barbosa, que presidiu o acto solene da Conferencia, “estas atitudes pouco dignam os agentes políticos e até cidadãos comuns que se proclamam de democratas e perturbam gravemente o ambiente democrático”.

A Conferência junta representantes das Organizações da sociedade civil, partidos políticos, líderes tradicionais e religiosos, governadores regionais, organizações juvenis, organizações das mulheres.

A iniciativa é do Sistema das Nações, juntamente com o Governo da Guiné-Bissau e a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental, e pretende promover a partilha de experiências, diálogo franco e compreensão dos conflitos relacionados com as eleições.

Fórum

XS
SM
MD
LG