Links de Acesso

Guatemala: Erupção de vulcão faz 25 mortos e centenas de feridos


Vulcão na Guatemala

Fumaça impede operações de socorro.

Na Guatemala, pelo menos, 25 pessoas morreram e cerca de 300 ficaram feridas, no domingo, devido à mais grave erupção do Vulcão de Fogo, no país, em mais de quarenta anos, que provocou rios de lava em áreas próximas e uma chuva de cinzas sobre a capital do país.

O governo estima em 296 o número de feridos pela erupção. Há um número não determinado de desaparecidos e mais três mil pessoas foram retiradas de áreas próximas.

Algumas das vítimas fatais eram da comunidade de El Rodeo, cujo vulcão é dos mais activo entre 37 do país, localizado a cerca de 50 quilómetros da capital.

“Essa é a maior erupção desde 1974, temos tido erupções constantes, mas não nesta dimensão, que caíram até oito quilómetros de lava de grande magnitude”, disse Gustavo Chigna, especialista do Instituto Nacional de Sismologia e Vulcanologia, à imprensa local.

“A erupção continua, se mantém e a actividade pode se manter por mais algumas horas e, de noite, será extremamente perigoso, porque não há forma de retirar as pessoas ou ver os caminhos”, advertiu.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG