Links de Acesso

Greta Thunberg, Personalidade do Ano da Time


Activista sueca é a mais nova a ser escolhida em 92 anos

A activista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, foi eleita Personalidade do Ano pela revista americana "Time" nesta quarta-feira, 11, sendo assim a mais jovem de sempre a merecer a indicação.

Entre os finalistas estavam também Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representeantes dos Estados Unidos, o Presidente Donald Trump, o denunciante anónimo que está na origem do processo de impugnação a Trump e os manifestantes de Hong Kong.

No ano passado, Greta deixou de ir às aulas nas sextas-feiras em Estocolmo para protestar contra o aquecimento global, tendo sido seguida por milhares através do mundo, que avançaram com a campanha mundial conhecida como "Fridays For Future", ou Sextas-Feiras pelo Futuro, em português.

A tradição da revista americana de anunciar a figura que teve mais impacto no mundo, nos últimos 12 meses, dura há 92 anos.

O ano passado, a escolha recaiu sobre “Os Guardiões e a Guerra à Verdade”, um grupo de jornalistas, cujo trabalho levou-os à prisão, custando mesmo a vida ao saudita Jamal Khashoggi, crítico do poder em Riade, assassinado no consulado da Arábia Saudita em Istambul.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG