Links de Acesso

Grécia: Tsipras volta ao governo após vitória incontestável


Alexis Tsipras (centro)
Alexis Tsipras (centro)

O candidato de esquerda Alexis Tsipras volta ao comando do governo da Grécia, após uma vitória surpreendentemente incontestável na eleição de domingo, obtendo um mandato claro para comandar a recuperação da abalada economia grega.

A Reuters escreve que a vitória garantiu a permanência do líder esquerdista como a principal figura política da Grécia, apesar de ter sido abandonado pelos radicais de seu partido, no mês passado,depois de ter cedido a demandas de austeridade dos credores para conseguir um novo pacote de resgate da zona do euro.

Em discurso de vitória, numa praça da capital Atenas, Tsipras prometeu uma nova fase de estabilidade no país que passou por cinco eleições gerais em seis anos, dizendo que o seu mandato será cumprido até o final.

"Hoje na Europa, a Grécia e o povo grego são sinônimo de resistência e dignidade", disse Tsipras.

O Syriza, partido de Tsipras, ficou perto de conseguir a maioria absoluta, mas formará uma coalizão com seus antigos parceiros, o pequeno partido de direita Gregos Independentes.

Com 99,5 por cento dos votos apurados, o Syriza recebeu 35,5 por cento dos votos, derrotando com facilidade o principal rival, a legenda conservadora Nova Democracia, que ficou com 28,1 por cento. A vitória foi maior do que apontavam as pesquisas, que mostravam uma disputa acirrada.

XS
SM
MD
LG