Links de Acesso

Governo moçambicano procura financiamento para linha férrea


Operador de comboio da linha de Machipanda no corredor da Beira, Moçambique
Operador de comboio da linha de Machipanda no corredor da Beira, Moçambique

Necessários 400 milhões de dólares para linha férrea que garante ligação com países vizinhos.

O Governo de Moçambique necessita de cerca de 400 milhões de dólares americanos para reabilitar a Linha Férrea de Machipanda, no centro do país, e uma das principais portas de entrada e saída de produtos para alguns países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral sem acesso directo ao mar, como é o caso do Zimbabwe.

Para tornar a Linha de Machipanda mais competitiva o Governo moçambicano está à procura de fundos.

Com uma extensão de 317 quilómetros, a linha parte da Beira, onde se localiza o segundo maior porto moçambicano, até Machipanda, uma área da Província de Manica, que faz fronteira com o Zimbabwe, o principal utilizador da Linha de Machipanda.

O ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Carlos Mesquita, reconhece que a linha não é muito utilizada como antes.

Para tornar a linha de Machipanda mais competitiva, o Governo moçambicano está à procura de 400 milhões de dólares.

Devido ao tráfego não ser suficiente para garantire a mobilização do financiamento via banca, o Executivo quer fazer uma reabilitação de emergência, entre os anos 2017 e 2018.

Linha de Machipanda, Beira, Moçambique
Linha de Machipanda, Beira, Moçambique

Os montantes virão de receitas próprias da empresa Caminhos de Ferro de Moçambique e alguns empréstimos garantidos através de contratos denominados take or pay.

Neste momento, pela Linha de Machipanda são transportados, por ano, 177 mil passageiros e um volume de carga estimado em 600 mil toneladas, o que representa 10 por cento da quota do mercado.

Com os investimentos, o ministro dos Transportes e Comunicações pretende que a capacidade passe dos actuais um milhão e quinhentos mil para três milhões de toneladas/ano.

Espera-se igualmente que os comboios consigam alcançar a velocidade de 50 quilómetros/hora contra os actuais 30 quilómetros.

XS
SM
MD
LG