Links de Acesso

Governo federal americano parcialmente paralisado


Capitólio, 20 de Dezembro, 2018.
Capitólio, 20 de Dezembro, 2018.

Os legisladores tinham até meia-noite para promulgar uma medida para manter o governo totalmente financiado.

Cerca de um quarto do governo ficou sem fundos à meia-noite deste sábado, horário de Washington. Mais de 800 mil funcionários federais são afectados e mais da metade deles são obrigados a trabalhar sem remuneração.

O Senado e a Câmara dos Deputados dos EUA suspenderam os trabalhos, na sexta-feira,21, sem aprovar uma lei de gastos federais que concede ao presidente Donald Trump os cinco mil milhões de dólares que insistentemente exige para construir um muro ao longo da fronteira com o México.

Os legisladores tinham até meia-noite para promulgar uma medida para manter o governo totalmente financiado.

"Os democratas ofereceram aos republicanos várias propostas para manter o governo aberto, incluindo um já aprovado por unanimidade pelo Senado, e todos incluem financiamento para uma forte, sensível e efectiva segurança nas fronteiras - e não o muro ineficaz e caro do presidente”, lê-se num comunicado dos líderes democratas Chuck Schumer, e Nancy Pelosi.

O documento diz ainda que “se o presidente Trump e os republicanos optarem por continuar com encerramento (Trump Shutdown), a nova maioria democrata da Câmara aprovará uma legislação para reabrir o governo em Janeiro,"

No final de sexta-feira, Trump twittou um vídeo afirmando que "nós vamos ter um encerramento. Não há nada a fazer em relação a isso".

Depois de dizer que "orgulhosamente" aceitaria a responsabilidade por uma paralisação parcial do governo dos EUA se o Congresso não aprovar uma legislação que inclua financiamento para sua proposta de fronteira, Trump disse na sexta-feira que “a paralisação é agora dos democratas”.

Na sexta-feira à tarde ele twittou: "Se os democratas votarem contra, haverá um encerramento que durará muito tempo".

Neste sábado, o Congresso está a trabalhar, mas nenhuma votação constava da agenda.

XS
SM
MD
LG