Links de Acesso

Governo espanhol destitui Executivo da Catalunha

  • Redacção VOA

Mariano Rajoy celebra vitória no Senado

Medida foi tomada depois da autorização do Senado e do Parlamento da Catalunha ter votado a favor da independência

O Conselho de Ministros da Espanha decidiu destituir o Governo da Catalunha, na sequência voto do Senado espanhol nesta sexta-feira, 27, que deu luz verde à aplicação do artigo 155 da Constituição.

O artigo dispõe sobre a intervenção numa região autónoma do país e a decisão tomada minutos depois de o Parlamento regional da Catalunha ter aprovado o início do processo de independência da região.

A medida determina o afastamento do presidente regional e todo o seu governo, limita as funções do Parlamento catalão, obriga a convocação de novas eleições regionais em até seis meses e intervém na polícia no local.

A intervenção foi pedida no dia 21 pelo primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, após o presidente regional catalão, Carles Puigdemont, fazer uma declaração não definitiva de independência da região no dia 10 e, na sequência, suspender os seus efeitos para negociar com Madrid.

Por seu lado, a resolução aprovada hoje pelo Parlamento catalão, de maioria independentista, prevê "constituir uma República Catalã como um Estado independente, soberano, democrático e social" e foi muito comemorada por apoiadores reunidos nas ruas de Barcelona e em outras cidades da região.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG