Links de Acesso

Governo de Angola quer repatriar refugiados em solo sul-africano


O cônsul de Angola na cidade do Cabo confirmou que ainda há refugiados angolanos na África do Sul e que o Executivo continua empenhado em concluir o processo de repatriamento ou a integração daquelas pessoas naquele país.

Apolinário Pereira, que falava aos jornalistas na cidade do Cabo, disse que “o processo devia ter sido concluído em 31 de Agosto, mas aconteceram alguns constrangimentos”. “Cerca de três mil compatriotas estão a obter passaportes para adquirirem vistos para a estada temporária na África do Sul”, afirmou.

O diplomata disse que o consulado está apostado na solução de alguns dos problemas das comunidades residentes na cidade do Cabo e realçou os esforços do Executivo juntamente com a África do Sul e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados para concluir o repatriamento dos angolanos residentes naquele país que querem voltar à pátria.

Pereira ainda declarou que a maioria dos refugiados que estiveram nos centros de registo já regressou por meios próprios a Angola. O Consulado-Geral na cidade do Cabo tem o registo de dez mil angolanos.
XS
SM
MD
LG