Links de Acesso

Governo cabo-verdiano não vai evacuar seus estudantes de Wuhan


Luís Filipe Tavares, ministro dos Negócios Estrangeiros
Luís Filipe Tavares, ministro dos Negócios Estrangeiros

Ao contrário do que pedem os 13 estudantes cabo-verdianos residentes na cidade chinesa de Wuhan, epicentro da epidemia de coronavírus, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, descartou por agora a evacuação dos mesmos.

Em conferência de imprensa, Tavares disse acompanhar com muita atenção, “de modo sereno e responsável”, a situação do coronavírus que afeta a China, com incidência a cidade de Wuhan.

Apesar de se tratar de uma situação preocupante, o ministro afirmou que, de momento, o Governo “não recomenda a evacuação imediata dos estudantes” por, segundo ele, estar “a seguir as recomendações do Governo chinês e da OMS”.

Tavares acrescentou que o Governo continua em contato permanente com as entidades da China e da OMS, “avaliando bem a situação, para tomar as medidas necessárias em função da avaliação feita da situação no terreno”.

Em face da epidemia, o Ministério da Saúde ativou uma equipa técnica de Intervenção rápida multissectorial para elaborar um plano de contingência atualizado.

Na segunda-feira, 27, a embaixadora de Cabo Verde em Pequim, Tânia Romualdo, disse à VOA que os estudantes em Wuhan tinham pedido para deixar a cidade.

Coronavírus - O que é, sintomas, como se transmite?
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:34 0:00

Os governos dos Estados Unidos, França e Japão já começaram a retirar os seus cidadãos daquela cidade e Portugal deve fazer o mesmo na sexta-feira.

XS
SM
MD
LG