Links de Acesso

Governo angolano rejeita alargar prazo do registo eleitoral oficioso


Balcão Único de Atendimento ao Público em Malanje, Angola
Balcão Único de Atendimento ao Público em Malanje, Angola

PRS e UNITA falam em processos longos e premeditação

O Partido de Renovação Social (PRS) sugeriu ao Governo angolano o alargamento do prazo do registo eleitoral oficioso para além do dia 31 de Março, data prevista para o seu término.

Governo rejeita extensão do registo eleitoral – 2:45
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:45 0:00

O terceiro partido da oposição com representação parlamentar alega persistir “um atendimento deficitário” nos Balcões de Únicos de Atendimento ao Público (BUAP), segundo o seu secretário-geral em conversa com a VOA.

Rui Malopa diz que o ministro da Administração do Território, Marcy Lopes, não concordou com a proposta do PRS e, em contrapartida, terá atribuído aos partidos políticos a responsabilidade por mais mobilização dos seus apoiantes para o registo.

“O factor determinante tem a ver com o tempo de espera para o atendimento do cidadão, que passou de cinco para de 20 a 30 minutos de espera, o que faz com que o cidadão perca a vontade de se registar uma vez que tem o seu negócio à espera”, explica.

A reclamação do PRS juntou-se a de outros partidos da oposição como é o caso da UNITA, cujo secretário-geral, Álvaro Chicuamanga, disse recentemente à VOA que a desorganização que se regista no processo “é premeditada”.

Entretanto, o diretor do Instituto Angolano de Sistemas Eleitorais e Democracia (IASED), Luís Jimbo, afirma não ser aconselhável qualquer sugestão de alargamento dos prazos para o registo eleitoral oficioso.

“Não aconselhamos e também não é adequado para o registo civil que estamos a fazer'', defende aquele responsável associativo para quem “a responsabilidade pela actualização do registo é do eleitor ``.

Jimbo sustenta "ser desnecessário dilatar os prazos tendo em conta as consequências financeiras e do próprio processo eleitoral que tem prazos para se realizarem determinadas actividades".

As eleições gerais em Angola estão previstas para Agosto.

XS
SM
MD
LG