Links de Acesso

Governo americano pode parar de funcionar no dia 21


Discussão acalorada na Casa Branca
Discussão acalorada na Casa Branca

Donald Trump e líderes democratas não chegam a acordo

O Presidente americano Donald Trump, ameaçou nesta terça-feira,11, paralisar o Governo por falta de fundos se o orçamento que o Congresso deve aprovar até sexta-feira, 21, não incluir cinco milhões de dólares para a construção de um muro na fronteira com o México.

Trump pronunciou-se numa acalorada discussão no Salão Oval com os líderes democratas na Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, e no Senado, Chuck Schumer.

"Se não conseguir o que quero, fecharei o Governo. Estou orgulhoso de fechar o Governo devido à segurança fronteiriça. A honra desta vez será minha. Da última vez foi sua, desta vez será minha, eu fecharei", afirmou Trump a Schumer.

Os líderes democratas compareceram nesta terça-feira à reunião com Trump com uma oferta de 1,3 mil milhões de dólares a serem aprovados para a segurança na fronteira, mas expressaram rejeição ao projecto do muro.

"É gastar muito dinheiro e não resolver o problema", opinou Schumer sobre investir no muro.

O Presidente Trump insistiu que construir o muro é necessário porque há uma "emergência nacional" causada pelos imigrantes ilegais e pelos traficantes de drogas que entram no país.

Sem citar provas, disse que há "pessoas com tremendas dificuldades e problemas médicos entrando (no país), e em muitos casos são contagiosos".

À saída da reunião, Chuck Schumer confirmou aos jornalistas que não tinham chegado a um acordo com Trump e confessou ser "difícil de acreditar" que queira paralisar o próprio governo.

"Se não desistir da postura de 5 ml milhões de dólares para o muro, não conseguirá nenhum muro e conseguirá o encerramento do governo", comentou o senador democrata.

XS
SM
MD
LG