Links de Acesso

General Nunda refuta acusações de envolvimento em negócios com tailandeses


Caso "empresários tailandeses" em investigado
Caso "empresários tailandeses" em investigado

Chefe das Forças Armadas Angolanas diz que PGR o convidou para se demitir por estar a ser investigado

O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas (CEMFA), general Geraldo Sachipengo Nunda, esclarece que não assinou qualquer acordo com os cidadãos tailandeses sobre o suposto financiamento de 50 mil milhões de dólares.

General Nunda nega envolvimento em negocio de 50 mil milhões - 2:01
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:01 0:00

Em nota explicativa retomada pelo portal “Maka Angola”, o general Nunda informa que até ao momento não recebeu qualquer comunicação oficial de ter sido constituído arguido.

Ele sustenta que, de facto, a PGR já pediu desculpas públicas pelo aparente equívoco e que continua a desempenhar as suas funções sem quaisquer constrangimentos.

“O PGR foi ao meu gabinete pedir-me desculpas. Informei-o de que as desculpas deveriam ser dirigidas aos soldados e oficiais que confiam e acreditam em mim. Seria bom que o PGR lhes pedisse desculpas em primeiro lugar”, relata o general Nunda.

O chefe do EMGFAA esclarece que o seu nome foi associado ao suposto financiamento a convite dos accionistas da Cooperativa Ondjo Yetu, na sua qualidade de presidente da mesa da assembleia geral da mesma, mas que em nenhum momento agiu sem o conhecimento do Conselho de Administração da Ondjo Yet, do Presidente da República João Lourenço e do ministro da Defesa.

A Ondjo Yetu precisava, então, de encontrar parceiros financeiros para desenvolver as suas actividades.

“O brigadeiro Arsénio levou várias propostas ao meu gabinete, as quais não tiveram sequência”, conta o general Nunda, que afirma ter escrito Presidente da República e comandante-em-chefe, general João Lourenço, informando-o sobre o projecto e a proposta de acordo.

Lourenço, por sua vez, despachou a correspondência para o ministro da Defesa, general Salviano de Jesus Sequeira “Kianda”.

A 12 de Fevereiro, o general Kianda emitiu o seu parecer ao chefe do EMGFAA, em que levantou dúvidas sobre a capacidade técnica e financeira da empresa tailandesa, bem como sobre a sua credibilidade.

“Como havia dúvida no despacho do ministro, achei que não deveria assinar o acordo e não o fiz”, esclarece o general Nunda, adiantando que no regresso de uma das missões oficiais, a 3 de Março de 2018, o PGR foi ao seu gabinete pedir que se demitisse do cargo, em face das denúncias sobre o seu suposto envlvimento na tentativa de burla ao estado.

“O PGR propôs-me que eu colocasse o meu cargo à disposição. Eu respondi-lhe que não o faria porque não fiz nada que fosse repreensível nem cometi qualquer crime”, revela o general Nunda.

O activista Rafeal Marques considera que ao exigir a demissão do chefe das Forças Armadas, o PGR extravazou as suas competências e devia pedir a demissão por isso, tal como já foi sugerido por um alto dirigente do MPLA.

Para o jurista Lindo Bernardo Tito, a posição do general Pita Grós não tem qualquer implicação jurídica se o fez a título pessoal e em jeito de conselho a um amigo.

XS
SM
MD
LG