Links de Acesso

General brasileiro vai comandar missão de paz da ONU na RD Congo


Soldados da Monusco no Congo Democrático. Imagem de arquivo
Soldados da Monusco no Congo Democrático. Imagem de arquivo

Elias Filho serviu na Missão III da ONU de Verificação em Angola

O secretário-geral da ONU, António Guterres, nomeou o general brasileiro Elias Rodrigues Martins Filho como novo comandante da Missão de Paz das Nações Unidas na República Democrática do Congo, Monusco, reporta a ONU News.

De acordo com aquele meio, o general actualmente ocupa a chefia do Escritório das Organizações Internacionais do Ministério da Defesa. Com mais de 35 anos de experiência nas Forças Armadas, já serviu nas Nações Unidas em Nova Iorque.

Angola

O general brasileiro, nascido em Fortaleza, ocupou entre outros cargos, o de chefe de inteligência do Ministério da Defesa do Brasil e de Oficial de Comando do Batalhão da Guarda Presidencial, de 2009 a 2011.

Elias Rodrigues Martins Filho também foi o encarregado de planeamento do Departamento das Operações de Paz entre 2005 e 2008, e vice conselheiro militar da Missão Permanente do Brasil, em Nova Iorque. Na década de 1990, ele serviu na Missão III da ONU de Verificação em Angola.

Martins Filho é pós-graduado em Relações Internacionais e formado pela Escola Superior de Guerra. Ele será o segundo comandante brasileiro da Monusco. O primeiro foi o general Carlos Alberto dos Santos Cruz.

XS
SM
MD
LG