Links de Acesso

Gaza: Concedida liberdade provisória aos 18 jovens do Nova Democracia em troca de cerca de 12 mil dólares


Partido Nova Democracia
Partido Nova Democracia

As autoridades judiciárias de Gaza decidiram que os 18 jovens do Nova Democracia podem ter liberdade provisória mediante a caução individual de 40 mil meticais, mas a medida não agrada o partido que insiste que os mesmos foram injustamente detidos.

Gaza: Concedida liberdade condicional aos 18 jovens do Nova Democracia
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:14 0:00

Quitéria Guirengane, mandatária nacional do Nova Democracia, diz à VOA que a medida impõe que o partido pague, em cinco dias, 720 mil meticais, cerca de 12 mil dólares americanos.

“É o peso e o preço da injustiça e ilegalidade do Estado, quando um jovem de 19 anos é preso por exercer o seu direito (…) e tem que comprar a sua própria liberdade,” diz Guirengane.

Os 18 jovens foram detidos em Chokwé, Gaza, a 15 de Outubro. São acusados pelas autoridades de falsificação de credenciais de votação.

Mas o partido diz que a reclusão foi com o intuito de impedir a observação das eleições conquistadas pela Frelimo e fortemente contestadas pela oposição e sociedade civil.

O partido diz também que os jovens representavam uma ameaça ao esquema de viciação de resultados, que incluía o aliciamento.

Ainda não é conhecida a data do julgamento.

XS
SM
MD
LG