Links de Acesso

Garimpeiros locais devem ter licenças do Estado, defende a Casa-CE


Mortes na Lunda Norte provocam reacções da oposição.PRS diz que onze pessoas morreram nos confrontos da semana passada

Partidos da oposição criticaram fortemente a morte de várias pessoas na Lunda Norte durante confrontos recentes entre garimpeiros e a polícia.

Na passada semana a Polícia admitiu a morte a tiro de dois cidadãos por alegadamente se terem rebelado contra os seus efectivos em serviço nas zonas de extracção de diamantes enquanto testemunhas admitem terem morrido mais de 10 pessoas.

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:08 0:00
Faça o Download

O porta-voz do PRS Joaquim Nafoia disse que 11 pessoas morreram enquanto o porta-voz da Casa-CE, Lindo Bernardo Tito disse que a sua organização pondera a possibilidade de levar o caso ao Parlamento .

O dirigente da Casa-CE sugere a aprovação de uma lei que autorize a extracção artesanal de diamantes por cidadãos locais, por se tratar da sua única fonte de subsistência.

O porta-voz do PRS disse que os incidentes foram causados por empresários locais em conluio com responsáveis do Governo visando desalojar os garimpeiros das zonas de extração de diamantes mais produtivas .

Joaquim Nafoia afirmou que o Presidente da República é o único responsável pelas mortes ocorridas.

Por seu turno, o secretário para os Assuntos Políticos do Bloco Democrático Luis Fernandes do Nascimento disse que os últimos incidentes na região confirmam as denúncias do jornalista Rafael Marques sobre o envolvimento no negócio de diamantes de altas figuras do Governo angolano.

O político diz que o que se passou no Cuango foi “ uma autentica chacina”.

XS
SM
MD
LG