Links de Acesso

Furacão Harvey é ameaça letal para Texas


Harvey pode chegar a categoria 3
Harvey pode chegar a categoria 3

Pode ser o maior a atingir os Estados Unidos em 12 anos

O furacão Harvey intensificou-se no início desta sexta-feira, 25, e as autoridades americanas alertaram moradores a deixarem as suas casas e a irem para abrigos devido às fortes ventanias e enchentes que podem ser letais.

Harvey pode tornar-se o maior furacão a atingir os Estados Unidos em mais de uma década.

O furacão deve atingir a parte central da costa do Texas, onde Corpus Christi e Houston abrigam algumas das maiores refinarias dos Estados Unidos, na noite de hoje ou na manhã de sábado.

Operações de petróleo e gás já foram afectadas pela previsão e o preço da gasolina aumentou nos Estados Unidos.

"Agora é o momento de se esconder urgentemente do vento. Se não nos protegermos de forma adequada pedemos ter sérias lesões, perdas da vida ou imenso sofrimento humano", afirmou o Serviço Nacional do Clima.

O furacão Harvey foi elevado para uma tempestade de categoria 2, com ventos de 169 km/h, à medida que se move para o noroeste a cerca de 295 quilómetros de Port O'Connor, no Texas, de acordo com o Centro Nacional de Furacões.

Ele deve ainda atingir a categoria 3, o que faria de Harvey o primeiro grande furacão a atingir o território norte-americano desde o furacão Wilma, que passou pela Flórida em 2005.

XS
SM
MD
LG