Links de Acesso

Fundação Agostinho Neto condena referência ao nome do primeiro Presidente no caso "São Vicente"


Vista geral do Mausoleo a Agostinho Neto, o primeiro Presidente angolano, Luanda.

A Fundação Agostinho Neto condenou, num comunicado, a referência do nome do primeiro Presidente de Angola às investigações envolvendo alegada lavagem de dinheiro pelo seu genro Carlos São Vicente.

No comunicado assinado pela viúva do antigo Presidente, Maria Eugénia da Silva Neto e ainda por Mário Jorge da Silva Neto, Irene Alexandra da Silva Neto e Leda da Silva Neto, a fundação afirma que “sejam quais forem as circunstâncias do processo judicial em curso em Angola é absolutamente condenável que, seja quem for, directamente ou por intermédio de terceiros evoque o nome do presidente Agostinho Neto”.

O primeiro Presidente de Angola “faleceu há 41 anos e nada tem a ver com isto”, diz o comunicado que acrescenta que a menção do nome de Agostinho Neto no caso de Carlos São Vicente faz parte de “massacres mediáticos de uma crueldade indizível”.

O documento nota que Irene Neto casou com Carlos São Vicente seis anos após a morte de Agostinho Neto e que este “não o conheceu e nem tem qualquer ligação com a sua vida pessoal e profissional”.

“É um absurdo associar o seu nome a processos judiciais em investigação”, acrescenta a família de Agostinho Neto.

Entretanto o jornal New York Times disse que a companhia de advogados que representa São Vicente disse que ele nega todas as acusações frisando que actuou sempre de acordo com a lei.

Ainda não houve qualquer pronunciamento público por parte das autoridades angolanas sobre o caso que foi revelado quando um tribunal suíço se recusou a desbloquear contas bancárias de São Vicente com centenas de milhões de dólares

No documento emitido pelo tribunal é revelado que São Vicente abriu várias contas em nome de familiares como filhos, irmãs e sobrinhos e uma conta em nome da sua mulher.

Enquanto presidente, accionista maioritário e CEO da companhia AAA Seguros e do grupo AAA, o empresário abriu várias contas em nomes de várias entidades desse grupo, nomeadamente contas em nome da AAA Seguros, AAA Activos, AAA International e AAA Reinsurance. São Vicente controlava e tinha poder total sobre essas contas.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG