Links de Acesso

Frelimo arrasta decisão sobre Caso Samora Machel Jr.


Samora Machel Jr.
Samora Machel Jr.

O Comité Central (CC) da Frelimo decidiu empurrar para a próxima sessão do órgão a deliberação do "Caso Samora Machel Jr", que mereceu debates na passada sexta-feira.

Frelimo arrasta decisão sobre Caso Samora Machel Jr.
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:15 0:00

O órgão ouviu o relatório do Comité de Verificação o ponto de situação do processo disciplinar aberto contra "Samora", na sequência da sua candidatura nas eleições autárquicas de 2018, como cabeça-de-lista da AJUDEM, na cidade de Maputo, processo que mais tarde gerou uma reacção incisiva do visado contra a liderança do partido.

Segundo apuramos, após apresentar o seu relatório, o Comité de Verificação pediu mais tempo para analisar o processo.

“Contra todas expectativas de encerrar o processo agora, o Comité de Verificação disse que vieram outros factos que tem relação profunda com o assunto e pediu mais tempo para poder fazer análise minuciosa desses factos novos,” disse Eduardo Mulembwe, da referida comissão.

Ele explicou que "o Comité Central achou que o pedido feito faz sentido e portanto na próxima ocasião o comité central irá receber a informação definitiva e tomará a sua posição”, disse Eduardo Mulembwe.

Em contacto com a nossa reportagem, no final da sessão de ontem, "Samito" manifestou tranquilidade com o processo em curso.

"Estou tranquilo, aliás, sempre estive tranquilo" explicou.

Questionado se, depois da sessão com os camaradas sentia-se ou não "exorcizado" Samito disse: "Ainda não estou, porque o processo ainda não está encerrado".

Ainda assim, os que participaram na III sessão do CC dizem que o partido sai agora unido e coeso e o Caso Samito está ultrapassado.

“Havia alguns problemas que tem a ver com declarações ou documentos que vazaram, não sei como, e isso criou uma atmosfera de tensão, não tanto como se pensava aí fora, mas como uma família soubemos ultrapassar” disse Óscar Monteiro, veterano da Frelimo.

XS
SM
MD
LG