Links de Acesso

Frelimo arrasta decisão sobre Caso Samora Machel Jr.


Samora Machel Jr.

O Comité Central (CC) da Frelimo decidiu empurrar para a próxima sessão do órgão a deliberação do "Caso Samora Machel Jr", que mereceu debates na passada sexta-feira.

Frelimo arrasta decisão sobre Caso Samora Machel Jr.
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:15 0:00

O órgão ouviu o relatório do Comité de Verificação o ponto de situação do processo disciplinar aberto contra "Samora", na sequência da sua candidatura nas eleições autárquicas de 2018, como cabeça-de-lista da AJUDEM, na cidade de Maputo, processo que mais tarde gerou uma reacção incisiva do visado contra a liderança do partido.

Segundo apuramos, após apresentar o seu relatório, o Comité de Verificação pediu mais tempo para analisar o processo.

“Contra todas expectativas de encerrar o processo agora, o Comité de Verificação disse que vieram outros factos que tem relação profunda com o assunto e pediu mais tempo para poder fazer análise minuciosa desses factos novos,” disse Eduardo Mulembwe, da referida comissão.

Ele explicou que "o Comité Central achou que o pedido feito faz sentido e portanto na próxima ocasião o comité central irá receber a informação definitiva e tomará a sua posição”, disse Eduardo Mulembwe.

Em contacto com a nossa reportagem, no final da sessão de ontem, "Samito" manifestou tranquilidade com o processo em curso.

"Estou tranquilo, aliás, sempre estive tranquilo" explicou.

Questionado se, depois da sessão com os camaradas sentia-se ou não "exorcizado" Samito disse: "Ainda não estou, porque o processo ainda não está encerrado".

Ainda assim, os que participaram na III sessão do CC dizem que o partido sai agora unido e coeso e o Caso Samito está ultrapassado.

“Havia alguns problemas que tem a ver com declarações ou documentos que vazaram, não sei como, e isso criou uma atmosfera de tensão, não tanto como se pensava aí fora, mas como uma família soubemos ultrapassar” disse Óscar Monteiro, veterano da Frelimo.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG