Links de Acesso

"FMI suspendeu financiamento a Moçambique devido a corrupção", afirma Lagarde


Christine Lagarde, directora-geral do FMI
Christine Lagarde, directora-geral do FMI

Directora-Geral do FMI justifica decisão da organização.

A directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, justificou a suspensão do financiamento a Moçambique a sinais claros de corrupção escondida por parte das autoridades do país.

"Quando vemos um país sob um programa do FMI, em que há dinheiro da comunidade internacional envolvido, que não cumpre o seu compromisso de divulgação financeira, que está a esconder claramente a corrupção, nós suspendemos o programa. Fizemos isso muito recentemente com Moçambique", afirmou Lagarde ao participar no programa da BBC Woman's Hour.

Com esta resposta, Lagarde justificou a forma como o FMIenfrentar a corrupção, a evasão fiscal e la avagem de dinheiro.

O Governo de Moçambique enfrenta uma grave crise financeira e de credibilidade no mercado internacional desde que em Abril foram descobertas dívidas secretas no valor de aproximadamente 1,4 mil milhões de dólares.

Como consequência desse facto, o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial, o G-14, grupo dos países que financiam o Orçamento do Estado, e o Reino Unido suspenderam a ajuda a Moçambique, enquanto os Estados Unidos anunciaram estar a rever a sua cooperação com Maputo.

XS
SM
MD
LG