Links de Acesso

FMI aconselha Governo de Cabo Verde a moderar gastos


O Fundo Monetário Internacional (FMI) considerou hoje que o orçamento do Estado de Cabo Verde para 2014 é expansionista, pois assenta numa dívida pública elevada e apresenta riscos para o crescimento. Neste sentido, aconselha o Governo a moderar os gastos durante este ano e a adoptar um programa de consolidação orçamental mais ambicioso a médio prazo.

A Ministra das Finanças e Planeamento Cristina Duarte reconhece a preocupação desta instituição financeira mas defende que a "moderação" deve acontecer de forma gradual porque o programa de investimentos públicos é o único instrumento económico que o Governo tem para gerir a crise internacional e os seus impactos na economia nacional.

Depois de mais uma missão de avaliação da situação económica e financeira do país, o FMI aconselhou ainda o Governo de Cabo Verde a proteger os gastos sociais com a população mais vulnerável. A missão do FMI constatou que o turismo (do lado externo) mantem-se de boa saúde e espera-se uma ligeira recuperação do crescimento em 2014, reflectindo uma melhoria das condições nos principais países parceiros e uma recuperação incipiente da procura interna.
XS
SM
MD
LG