Links de Acesso

Filipinas: Inundação e deslizamento de terra matam mais de 100 pessoas


Passageiros usam meios alternativos após o seu barco ter afundado, 22 de Dezembro, 2017.
Passageiros usam meios alternativos após o seu barco ter afundado, 22 de Dezembro, 2017.

Exército e trabalhadores de emergência verificam informações de que uma aldeia inteira foi enterrada pelo deslizamento na cidade de Tubod, em Lanao del Norte.

Uma tempestade tropical no sul das Filipinas desencadeou deslizamentos de terra e inundações repentinas que mataram mais de 100 pessoas, enquanto dezenas estão desaparecidas, disseram policiais e autoridades no sábado.

As baixas, a maioria causadas no final da sexta-feira, foram todas na principal ilha do sul de Mindanao, reporta a Reuters, que cita autoridades locais.

Autoridades disseram que muitos moradores ignoraram avisos para deixar áreas costeiras e margens dos rios.

“Muitas pessoas foram varridas para o mar, já que as águas da inundação aumentaram rapidamente devido à maré alta”, disse Manuel Luis Ochotorena, da agência de desastres. “Eles nunca prestaram atenção às advertências. Eles pensaram que era uma tempestade fraca, mas que despejava mais chuvas”.

Centenas de quilómetros a leste, o exército e trabalhadores de emergência verificam informações de que uma aldeia inteira foi enterrada pelo deslizamento na cidade de Tubod, em Lanao del Norte.

Ryan Cabus, um funcionário local, disse que a energia e as linhas de comunicação para a área foram cortadas, o que complicou os esforços de resgate.

A agência meteorológica disse que a tempestade havia acumulado força sobre o Mar de Sulu e provocava ventos de até 80 km/h e movendo-se para oeste a 20 km/h.

A tempestade dirige-se para o mar e na segunda-feira estará fora das Filipinas.

XS
SM
MD
LG