Links de Acesso

Fala África: Chantell Hassan, artista visionária quer transformar a cidade da Beira


Chantell Hassan, cofundadora da Kayisaana, à esquerda. À direita, evento na galeria.
Chantell Hassan, cofundadora da Kayisaana, à esquerda. À direita, evento na galeria.

No cenário vibrante e diversificado da cena artística moçambicana, destaca-se uma figura inspiradora: Chantell Hassan, cofundadora da Kayisaana - Galeria de Arte na Beira. Em uma entrevista para o Fala África VOA, exploramos os projetos visionários de Chantell, sua missão de acesso à arte local, e seu compromisso com a transformação das cidades africanas através da arte e arquitetura.

Fala África: Chantell Hassan recebe reconhecimento global por sua arte e ativismo
please wait

No media source currently available

0:00 0:08:35 0:00

Reimaginando cidades africanas: uma missão interdisciplinar

Chantell Hassan personifica a interdisciplinaridade em sua prática artística, combinando performance, instalação e videoarte. No entanto, seu foco vai além da expressão individual; ela busca ampliar o acesso à arte em comunidades marginalizadas, especialmente na Beira. Sua visão inclui a criação de espaços públicos culturais, atuando como centros informais de empoderamento artístico e cultural. Ao reimaginar cidades africanas, Chantell não apenas deixa sua marca artística, mas também contribui para a construção de identidades urbanas vibrantes e inclusivas.

“Então acredito que os projetos de reimaginar cidades africanas alinham-se muito com a minha identidade artística, que é interdisciplinar também. Eu sentia que não havia muita acesso à arte para zonas periféricas, principalmente aqui na Beira, e tive a ideia de criar uma obra pública, que é como se fosse um centro cultural informal, que vai receber atividades culturais e poder empreender mais artistas aqui na cidade da Beira.” A obra deve ficar pronta até outubro deste ano.


Impacto local e reconhecimento global

O recente reconhecimento de Chantell pelo Prêmio de Arte do Prince Claus Fund, juntamente com a conquista do terceiro lugar na competição de pequenas empresas da Orange Corners Moçambique, ressalta sua influência e alcance. Com esses recursos, ela pretende expandir as atividades da Kayisaana, adicionando mais salas e incorporando novos gêneros culturais, como música e literatura, para atender às necessidades diversificadas da comunidade.

Fala África: Promovendo a transformação urbana e cultural - A jornada de Chantell Hassan
please wait

No media source currently available

0:00 0:07:36 0:00

Conectando empresas e arte

Ainda em sua fase inicial, a Kayisaana enfrenta o desafio de envolver o público corporativo. Chantell planeia organizar eventos de networking para esclarecer o papel e as oportunidades que a galeria oferece para empresas locais. Essa iniciativa visa não apenas garantir o apoio financeiro necessário, mas também fomentar parcerias sustentáveis entre o setor privado e a comunidade artística.


Um calendário vibrante de eventos

Para o mês de março, a Kayisaana prepara uma série de atividades. Além das exposições tradicionais, a galeria introduzirá sessões terapêuticas, oferecendo um espaço seguro para os jovens discutirem questões como depressão e ansiedade.

“O nosso público é maioritariamente de jovens. Nós queríamos criar um espaço para os jovens sentirem-se à vontade para falar sobre tópicos que a eles têm dificuldade em partilhar como a depressão e a ansiedade.”

O mês culminará com a revelação de um novo artista, promovendo a diversidade e o talento emergente na cena artística local.


Uma homenagem à cultura e ao desenvolvimento

Ao receber o Prêmio de Arte do Prince Claus Fund, Chantell Hassan se junta a uma ilustre lista de homenageados comprometidos com o papel transformador da arte na sociedade. Este reconhecimento não apenas valida seu trabalho incansável, mas também inspira uma nova geração de artistas e ativistas culturais em Moçambique e além.

Chantell Hassan não é apenas uma artista talentosa, mas também uma visionária comprometida com a promoção da arte como uma força de mudança social e urbana. À medida que ela continua sua jornada, sua dedicação e paixão seguem inspirando e transformando comunidades na cidade da Beira.

Fórum

XS
SM
MD
LG