Links de Acesso

Explosão em Nova Iorque sob investigação: Di Blasio considera tentativa de ataque terrorista


Uma explosão atingiu o terminal de transportes de Port Authority, um dos mais movimentados de Nova Iorque, durante o horário de pico da manhã desta segunda-feira, 11 de Dezembro e a polícia disse que um suspeito foi detido e ferido.

O incidente aconteceu no cruzamento da Rua 42 com a 8ª Avenida, onde está o terminal de transportes Port Authority, por volta das 7h20 da manhã, hora local.

As linhas A, C e E do metro foram evacuadas.

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, falou à imprensa poucas horas depois daquilo que o presidente da câmara de Nova Iorque considerou ter sido uma "tentativa de ataque terrorista".

Andrew Cuomo com Bill di Blasio à sua esquerda
Andrew Cuomo com Bill di Blasio à sua esquerda

Cuomo descreveu o explosivo como um dispositivo de tecnologia mínima, acrescentando que com a "Internet qualquer um pode agora aprender a activar explosivos", chamando a atenção para esse risco, elogiando o presidente da câmara pelo bom trabalho desta manhã.

"Vamos trabalhar, não vamos deixá-los causar disrupção no nosso dia, porque é que eles querem", afirmou Andrew Cuomo.

"Isto foi uma tentativa de ataque terrorista", acusou Bill di Blasio, presidente da câmara de Nova Iorque.

"Os nossos inimigos querem minar a nossa democracia, mas não vamos deixar, temos a melhor força policial".

Di Blasio garantiu não haver mais riscos de incidentes, actividades em curso ou ameaças à segurança dos nova-iorquinos, neste momento, mas reitera que as autoridades vão investigar.

Explosão no coração da cidade da maçã
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:47 0:00

O presidente da câmara reafirmou a máxima americana "If you see something, say something" (se vês alguma coisa, diz alguma coisa) - que tem como objectivo apelar às pessoas a denunciar à polícia qualquer coisa que vejam ser fora do normal.

"Os terroristas não vão ganhar", disse Di Blasio.

A Polícia de Nova Iorque (NYPD) confirmou a idade do autor do atentado, 27 anos, que tinha um dispositivo de tecnologia mínima agarrado ao corpo e que com a explosão sofreu queimaduras e outros ferimentos, estando agora no hospital.

Outras três pessoas ficaram feridas, mas sem gravidade.

XS
SM
MD
LG