Links de Acesso

Eurodeputados aguardam acção de José Eduardo dos Santos


José Eduardo dos Santos
José Eduardo dos Santos

União Europeia quer que os seus parceiros respeitem os direitos humanos

Trinta e sete eurodeputados de seis grupos políticos e 14 nacionalidades enviaram, esta semana, uma carta ao Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, onde demonstram preocupações sérias sobre a deterioração da situação de direitos humanos no país.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:36 0:00
Faça o Download

Na carta, enfatizam o assédio judicial do jornalista Rafael Marques, a detenção e processos contra os activistas de Cabinda Arão Bula Tempo e José Marcos Mavungo, assim como o alegado massacre no Huambo, em Abril passado.

Para os eurodeputados, as questões dos direitos humanos e liberdade de imprensa são fundamentais, tanto para a Europa como para Angola.

Em entrevista à Voz da América, a portuguesa Liliana Rodrigues, eurodeputada pelo Partido Socialista Europeu, diz esperar acções do Presidente angolano, porque a União Europeia quer que os seus parceiros respeitem os direitos humanos.

Para Rodrigues, não se pode continuar a condenar jornalistas por exprimirem a sua opinião ou investigaram os direitos humanos. Mas, também, reitera a eurodeputada socialista, situações como a do Huambo não podem voltar a acontecer e, por esse motivo, os subscritores da carta acreditam que haverá uma investigação independente.

As relações entre Angola e União Europeia não estão em causa, mas Rodrigues lembra que as duas partes assinaram acordos que exigem o respeito pelos direitos humanos e liberdades de expressão. Ela recorda que as regras não podem ser alteradas a meio do jogo e que "haverá cosequências" se esses acordos não forem respeitados

Rodrigues, que prefere pensar pela positiva, acredita que a carta que os eurodeputados escreveram ao Presidente angolano terá resposta.

XS
SM
MD
LG