Links de Acesso

EUA passam a exigir perfis de candidatos a visto nas redes sociais


Medida visa combater o terrorismo

O Departamento de Estado americano anunciou que o Governo vai passar a recolher os perfis nas redes sociais dos estrangeiros que queiram viajar para os Estados Unidos

A ideia é que candidatos a visto de imigrante incluam no formulário de solicitação todas as redes sociais usadas nos últimos anos.

A nova proposta pode afectar cerca de 14,7 milhões de pessoas anualmente.

Na actualidade, a revisão das redes socais só acontece para "conduzir uma análise de segurança nacional mais rigorosa" ou para "confirmar a identidade de alguém".

As novas medidas apoiam a promessa do presidente Donald Trump de instituir o "veto extremo" a estrangeiros que pretendam entrar nos Estados Unidos, visando combater o terrorismo.

Caso a medida for aprovada como pretende o Governo, a iniciativa também exigirá que os candidatos submetam cinco anos de números de telefone anteriormente usados, direcções de email e o historial de viagens internacionais.

Os candidatos também deverão responder se já foram deportados ou expulsos de qualquer país ou se membros da família estiveram envolvidos em actividades terroristas, de acordo com uma nota Departamento de Estado americano divulgada nesta sexta-feira, 30.

Não há data para a entrada em vigor da nova legislação.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG