Links de Acesso

EUA retiram 12 mil soldados da Alemanha


Base militar americana em Ramstein, Alemanha, 20 de julho 2020

Os Estados Unidos vão retirar quase 12 mil soldados da Alemanha, seguindo o pedido do Presidente Donald Trump para reduzir a presença militar dos EUA num país que ele descreveu como "delinquente" nos gastos com defesa.

Segundo o plano, 5.600 soldados dos EUA serão transferidos da Alemanha para outros aliados da NATO, incluindo Bélgica e Itália. Outros 6.400 regressarão aos Estados Unidos, embora a maioria das forças embarque no que o Pentágono descreve como "rotações contínuas" para a região do Mar Negro.

Mark Esper e outros responsáveis do Pentágono dizem que as redistribuições vão começar em "questão de semanas", apesar de admitirem que muitos detalhes ainda precisam ser resolvidos.

O custo exato de fazer as mudanças também não foi determinado, as autoridades dizem que o preço provavelmente será de vários biliões de dólares.

Atualmente, os EUA têm 36 mil soldados estacionados na Alemanha em várias instalações, como a Ramstein Air. Além disso, Estugarda, na Alemanha, abriga o Comando Europeu dos EUA e o Comando da África dos EUA, a AFRICOM.


Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG