Links de Acesso

EUA, Reino Unido e França não participam do debate sobre eliminação de armas nucleares


Nikki Haley justifica ausência dos EUA do debate
Nikki Haley justifica ausência dos EUA do debate

Cerca de 40 países não compareceram nas discussões

Estados Unidos, Reino Unido e França estão entre os quase 40 país que não participam no debate sobre um tratado de eliminação de armas nucleares que arrancou nesta nesta segunda-feira, 27, na ONU, disse a embaixadora americana junto da organização.

Nikki Haley afirmou a repórteres que os países que não participarão das negociações estão comprometidos com o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP), feito em 1970 e que busca impedir a propagação de armas nucleares e tecnologias de armas.

“Não há nada que eu queira mais para minha família do que um mundo sem armas nucleares. Mas temos que ser realistas. Existe alguém que acredita que a Coreia do Norte irá concordar em eliminar armas nucleares?”, disse Haley a repórteres.

A Assembleia Geral da ONU adoptou uma resolução em Dezembro, em 113 votos a favor e 35 contra, com 13 abstenções, que decidiu “negociar um instrumento juridicamente vinculativo para proibir armas nucleares, levando à sua eliminação total”, e encorajou todos os Estados membros a participarem.

XS
SM
MD
LG