Links de Acesso

EUA financiam projectos agrícolas no valor de 30 milhões de dólares


Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

Os Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira, 5, quatro parcerias, no valor de 30 milhões de dólares, que irão beneficiar cerca de 50 mil agricultores em Moçambique nos próximos três anos.

O Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), quer com estas parcerias "aumentar os rendimentos agrícolas de pequenos agricultores nas províncias de Nampula, Zambézia, Manica, e Tete", lê-se num comunicado de imprensa distribuído hoje.

Cerca de 50 mil pequenos agricultores e suas famílias poderão ter acesso ao mercado de sementes, fertilizantes, armazenagem, tractores, agro-comerciantes conhecedores, aconselhamento sobre extensão, mensagens de SMS através de telefones celulares, empréstimos e contas de poupança, no âmbito dos projectos.

Estes serviços serão fornecidos por privados através de parcerias com a USAID e organizações não-governamentais internacionais e locais.

Segundo a Usaid, estas actividades dos privados, que já começaram e prolongam-se até meados de 2017, continuarão "enquanto os pequenos agricultores precisarem dos serviços e as empresas forem capazes de ganhar lucros na sua prestação".

Estas actividades fazem parte da iniciativa 'Feed the Future', uma iniciativa global do Governo norte-americano contra a fome e insegurança alimentar.

XS
SM
MD
LG