Links de Acesso

EUA: Encerramento do governo federal entra no segundo dia


O encerramento verificou-se na sequência do impasse no Congresso para a aprovação do orçamento para o ano fiscal de 2014.

O encerramento do governo federal americano obrigou o presidente americano, Barack Obama, a cancelar duas etapas do seu périplo pela Ásia.

A Casa Branca afirmou que o presidente Obama cancelou as suas visitas à Malásia e às Filipinas, salientando contudo que o presidente continua a planear efectuar as suas visitas à Indonésia e ao Brunei para participar em cimeiras regionais.

O encerramento do governo federal entrou hoje no seu segundo dia na sequência do impasse no Congresso para a aprovação do orçamento para o ano fiscal de 2014 que começou no dia 1 de Outubro.

A maioria republicana na Câmara dos Representantes pretendia fazer depender a aprovação do orçamento do adiamento da entrada em vigor da nova lei do sector de saúde conhecida por Obamacare.

Contudo essa posição não secundada pelo Senado que dispõe de uma maioria democrática.

Desse modo o governo federal americano foi obrigado a encerrar parcialmente as suas portas dispensando do trabalho cerca de um milhão de funcionários públicos.

Apenas os serviços considerados essenciais se encontram a funcionar neste momento, como por exemplo as emissões da Voz da América.

De acordo com as últimas sondagens, 72% dos americanos opõem-se ao encerramento do governo federal.
XS
SM
MD
LG