Links de Acesso

EUA cautelosos no início de negociações de paz entre Governo afegão e Talibãs


Negociações realizam-se em Doha, Qatar

O Governo afegão e os talibãs iniciaram neste sábado, 12, negociações de paz em Doha, capital do Qatar.

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, que acompanha as discussões, mostrou-se cauteloso e fez um apelo aos talibãs para apostarem no melhor futuro para as novas gerações.

Mike Pompeo nas negociações de paz
Mike Pompeo nas negociações de paz

"Sem dúvida, enfrentaremos muitos desafios nas negociações nos próximos dias, semanas e meses. Lembrem-se de que estão a agir não apenas para esta geração de afegãos, mas também pelas gerações futuras, pelos vossos filhos e netos", declarou Pompeo, na abertura das negociações.

O chefe da diplomacia americana destacou que "os afegãos finalmente decidiram sentar-se juntos e traçar um novo rumo para seu país, e este é um momento para ousar ter esperança.

O principal negociador do Governo afegão e antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, Abdullah Abdullah, na sua primeira intervenção, apelou a "um cessar-fogo humanitário" e agradeceu aos talibãs pela sua "vontade de negociar".

"Temos que acabar com a violência e conseguir um cessar fogo o mais rápido possível", pediu Abdullah, que preside o Conselho para a Reconciliação Nacional.

Estado islâmico

Pelo seu lado, o negociador dos talibãs reiterou que o grupo defende "um sistema islâmico" rigoroso no Afeganistão e exigiu respeito pelas suas posições.

As reuniões têm lugar no hotel onde em fevereiro, os Estados Unidos e os Talibãs assinaram um acordo que previa uma retirada das tropas americanas e a organização do diálogo interafegão.

O início das conversações acontece um dia depois do 19o. aniversário do ataque às Torres Gémeas de Nova Iorque e ao Pentágono pelo grupo terrorista Al-Qaida, liderada por Osama bin Laden, e que deu origem à invasão do Afeganistão, após os talibãs recusarem entregar o líder.

O conflito afegão matou dezenas de milhares de pessoas, incluindo 2.400 soldados americanos, e forçou milhões a fugir das suas casas.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG