Links de Acesso

EUA aguardam ainda por provas que Coreia do Norte vai desnuclearizar - John Bolton


John Bolton

EUA não são ingénuos quanto a essa perspectiva, diz conselheiro de segurança nacional

O conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos John Bolton disse hoje que ninguém na administração Trump tem uma posição ingénua sobre as perspectivas de desnuclearização da Coreia do Norte.

Falando na cadeia de televisão Fox News Bolton disse que o presidente Trump tem feito tudo para tornar fácil ao líder norte coreano Kim Jong Un cumprir as promessas que fez na cimeira de 12 de Junho em Singapura.

Segundo Bolton o presidente Trump “tem estado a dar a Kim Jong Un uma lição de mestre em como manter uma porta aberta para alguém”.

“Se os norte-coreanos não conseguirem encontrar um meio de entrar por essa porta, mesmo os críticos mais acérrimos do presidente não poderão dizer que isso se se deve ao presidente não abrir suficientemente essa porta”, acrescentou Bolton para quem “eventualmente se poderá chegar a um ponto” em que os Estados Unidos concluem que a Coreia do Norte não esta a ser séria nas suas promessas de desnuclearização.

Interrogado sobre por quanto tempo os Estados Unidos poderão aguardar, o conselheiro de segurança nacional do presidente Trump disse que se a Coreia do Norte “tomar a decisão estratégica de desnuclearizar isso poderá ser feito no espaço de um ano”.

“Estamos á espera de provas de que facto tomaram essa decisão estratégica”, acrescentou John Bolton

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG