Links de Acesso

Estados Unidos disponibilizam mais 400 milhões de dólares para combate à Sida em Moçambique


Embaixador americano Dean Pittman ao lado da Ministra da Saúde de Moçambique, Nazira Abdula
Embaixador americano Dean Pittman ao lado da Ministra da Saúde de Moçambique, Nazira Abdula

Dinheiro será aplicado essencialemente na província da Zambézia

Os Estados Unidos da América anunciaram nesta terça-feira, 12, a concessão de um financiamento adicional de 400 milhões de dólares para o alargamento dos serviços de prevenção e tratamento do HIV e Sida em Moçambique.

O financiamento foi formalizado através de um acordo assinado pelo embaixador americano em Maputo, Dean Pitman, e a ministra da Saúde, Nazira Abdula.

O valor vai operacionalizar o Plano Operacional Contra a chamada doença do século, cobrindo o período que vai de Outubro deste ano a Setembro de 2018.

A iniciativa pretende controlar a epidemia através da identificação de casos e aumento do acesso ao Tratamento Antirretroviral (TARV), que terá como foco a província central da Zambézia por ser a região com maior número de afectados e menos pessoas assistidas pelo programa.

Os Estados Unidos já investiram em Moçambique mais de três mil milhões de dólares em assistência ao HIV e Sida, através do programa PEPFAR.

Dados oficiais indicam que cerca de 13,2%.da população vive com o vírus da doença, o que corresponde a cerca de dois milhões de pessoas, uma das taxas mais altas no mundo.

XS
SM
MD
LG